ANO VIII - 2007/2014 - www.curiosidadescatolicas.blogspot.com - Um Blog Católico Apostólico Romano - Produzido em Volta Redonda - R. Janeiro - Brasil.

Seja bem-vindo. Hoje é

19 de jun. de 2013

A velha sabedoria do Decálogo

O mundo moderno faz muito bem em querer andar para frente, e procurar caminhos novos de convivência humana. Somos animais desinquietos. Nem as mais recentes descobertas nos permitem buscar a sombra de um merecido repouso. Queremos sempre mais. Parece que a nossa sina é o infinito. No entanto, nessa busca – atitude reprovável – o novo nos faz desdenhar os avanços já conquistados, e que nos poderiam dar firmeza. Em tempos em que o socialismo já perdeu grande parte do seu vigor, reinam assim mesmo, propostas que contrariam diretamente os princípios insuperáveis dos “Dez Mandamentos”. É o próprio Senhor da Criação, conhecedor de nossa natureza, quem estabeleceu: “Não furtarás” (Ex 20, 15). Mas os tempos hodiernos estão repletos de roubos, de sonegação de impostos, de assaltos a pobres motoristas de táxi, de invasão de domicílios, de saidinhas de banco… Isso tudo, numa consciência normal de cristão, representa um ato pecaminoso. Furtar é apoderar-se dos frutos do trabalho de outrem. É praticar uma injustiça, que o Poderoso cobrará.

Sem a observância desse sábio princípio, que conhecemos como sétimo mandamento da Lei de Deus, a vida social é impossível. O direito tranquilo à propriedade é um princípio básico da convivência. É preciso retornar ao sábio Moisés, para perceber que a propriedade particular é uma garantia de liberdade. Quem nada possui é um dependente dos outros, seja esse outro o Estado ou um senhor. Além do mais a propriedade é um estímulo para o progresso, é uma garantia para cuidar dos bens, desperta o senso de responsabilidade e de previdência, leva a amar o belo e o bem. Sem nos esquecermos que a propriedade abre espaço para utilizar bem as coisas, de criar mais riquezas, que poderão servir a outros. Em suma, o direito à propriedade é um direito natural, porque se baseia na natureza humana. Não depende de uma atribuição graciosa do Estado. A ele cabe só o dever de zelar pelo bem comum, e de regular o uso da propriedade, para que todos possam usufruir dos bens da criação. O assunto é sério. O Apóstolo chega a dizer: “Quem furtava não furte mais” (Ef 4, 28).
Por Dom Aloísio Roque Oppermann – Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)

Nenhum comentário:

Veja também

REFLITA

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um principio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte...Pois quando você faz a sua parte tenha certeza de que Deus fará a parte dele.

BLOG'S DO IVSON

SEGUIDORES